Sergipe registra o primeiro caso de infecção simultânea por Covid-19 e Influenza, diz pesquisador da UFS

Uma moradora de Aracaju é o primeiro caso de infecção simultânea por Covid-19 e gripe Influenza. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (4) pelo pesquisador e coordenador da Força Tarefa Covid-19 em Sergipe, Lysandro Borges.

“Já foi detectado o primeiro caso de ‘Flurona’ do estado de Sergipe, é uma paciente que trabalha no ambiente laboratorial e está acometida com os dois vírus o H3N2 e o Sarcov 2”, disse o pesquisador.

Rafaela Windy, a biomédica que está com a infecção simultânea, contou que descobriu a situação na semana passada, depois que começou a sentir sintomas gripais e buscou tratamento médico.

“Há uma semana fui diagnosticada com Covid-19 e Influenza A H3N2.Meus sintomas começaram na segunda-feira passada, dia 27, espirros, coriza e dor de cabeça. Na terça-feira (28), fiz o teste em um laboratório particular e saiu o resultado positivo para Covid. Minha amostra foi enviada para o Lacen para também fazer o teste da Inluenza e este também veio positivo para Influenza A H3N2. Os três primeiros dias foram os piores. Tive febre muito alta, tanto que fui ao hospital. Febre e muita dor de cabeça, além de dor na garganta e muita moleza no corpo”, disse a biomédica, que está em isolamento.

Segundo o pesquisador, a síndrome gripal é uma das maiores preocupações da atualidade e é preciso incrementar a testagem nos municípios com RTPCR, que consegue distinguir com qual vírus a pessoa está contaminada. Lyssando reforçou que prevenção se dá pelo uso da máscara, álcool gel e distanciamento social.

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) confirmou o caso nesta quarta-feira (5), após reanálise da amostra pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Sergipe.

*Com G1SE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s