Herói, de todos os homens herói, de todas as gerações… | Por Joelma Martins

Uma homenagem a todos aqueles que eternizaram seus atos buscando sempre a melhoria do bem comum, confirmando a relação fraterna entre a humanidade, respeitando sobretudo as diferenças entre os seres humanos, aqueles que com pequenos gestos fizeram suas vidas se tornarem ímpar. São atributos dados apenas àqueles que doaram tudo de si em benefício do outro e que geralmente não almejam nada em troca.

0001_zaidimas_1525330550.jpg

O título do texto são versos de uma das estrofes da canção “Herói” do Ministério Adoração e Vida, que faz menção ao maior herói da terra e toda história Jesus Cristo, o Filho de Deus, que derramando seu sangue na cruz redimiu a humanidade de todo pecado, acolheu a todos num amor incondicional. Sendo este Homem-Deus o único e verdadeiro Herói.

Tentando seguir os passos do Grande Herói,  a humanidade caminhou e continua caminhando para novas perspectivas e sem definir contextos étnicos, sociais e religiosos conseguem encontrar heróis anônimos que doam muito de si para o outro. E dentro desse imenso universo, restrinjo-me aos heróis maruinenses que com suas singelezas fizeram muito por Maruim elevando-a e perpetuando-a na história, relembrando seus feitos passo a apresentar aos ilustres leitores desta ilustre coluna. Falar desta cidade já nos enche de honra e orgulho, imaginem falar das pessoas que com simples gestos fizeram grandes diferenças para história de Sergipe, Brasil e quiça do Mundo. Elas sem dúvida alguma viveram épocas de glórias e perpetuaram no tempo honras vividas em sua amada Maruim.

Celeiro de mentes férteis, inovadoras, desbravadoras eternizaram-se seus feitos e obras, usaram das mãos tanto para o labore, como para a escrita tornando-a como uma das formas mais eficaz de conservar seus pensamentos e sonhos. Todo conhecimento plantado aqui neste chão, constituíram raízes sobretudo da cultura e do saber, seus frutos multiplicaram-se cada vez mais,  nos levando ao conhecimento e a certeza de que os heróis realmente se eternizam. Abro então um parêntese para falar um pouco de alguns deles.

Começo pelo o grande jurista Joel Macieira Aguiar que por não conter dentro de si a explosão do amor à sua cidade, usou de suas mãos para transmitir tudo que vivenciou em sua amada terra, a este herói agradecemos a riqueza incalculável deixada para filhos de ontem e de hoje da eterna Maruim. Um outro grande herói que movido por este mesmo amor, fez da sua cidade um motivo de orgulho para quem nela residia o industrial e querido Josias Vieira Dantas. Sem deixar esquecidos: o nosso imortal combatente e herói de guerra Zacarias Isidoro Cardoso que provou com bravura e sangue o grande amor à sua Pátria Amada, Brasil. Grandes mulheres também nos orgulharam dentre elas: Josilda de Mello Dantas, Ivone de Mello Dantas, Francisca Leite Barroso (D. Branquinha) Maria Nazaré dos Santos Oliveira (Mãe Nazaré), Maria Ivone dos Santos (Irmã Ivone) e tantas outras que nos honraram com seus exemplos de fé e doação aos pobres e injustiçados, são elas nosso maior orgulho.

Heróis na Grécia Antiga era utilizado para nomear divindades idolatradas pelos gregos que representavam valores e crendices de um povo. Esta é uma definição apresentada pelos livros e dicionários. Porém gostaria de me referir a outras definições de que heróis – são pessoas reais, como eu e você que fazemos de nossas vidas exemplos de força e resistência diária, que construímos nossa história em cima de alicerces sólidos e firmes que nem chuvas, ventos ou terremotos conseguem destruir, nem tampouco o tempo consegue apagar. Que através de nossas lutas, nossos projetos e ações conseguimos modificar algo de muito ruim em algo bom e louvável.

Heróis de verdade são aqueles que mesmo renunciando seus antigos paradigmas, abrem-se aos novos hábitos e pensamentos, rompem barreiras do preconceito, politicas antiquadas e formas de administrar atrasadas que inibem e desrespeitam o livre arbítrio do ser humano. Heróis reais são pessoas reais que viveram ou vivem no meio de seu povo, que todos os dias se cumprimentam com um “Bom dia” “Boa tarde” ou “Boa Noite”, que como você, luta por moradia, trabalho, educação, saúde, lazer, segurança e que com suor e sangue educam seus filhos e filhas para serem cidadãos e cidadãs heróis resistentes e munido apenas com a maior e mais forte arma que temos. O amor.

Faço um agradecimento especial ao Blog Maruim em Pauta, que hoje assume um grau mais elevado de produção e apresentação, tornando-se novo num universo site existentes com um grande diferencial nasceu em Maruim com seus filhos amados e ilustres são eles: Lohan, Jhonata, Lucas Mac’Allyster e Max, heróis anônimos, hoje presentes aos nossos olhos. Responsabilidade agora maior para os nossos mais novos heróis.

Deixo para todos vocês a seguinte reflexão: “ Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas”,  Malala Yousafzai – Ativista Paquistanesa.

Até breve!

Joelma.jpg

| Joelma Martins é Licenciada em Letras Português (UNIT) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFS). Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional. Escritora, Cordelista, Bibliotecária do Gabinete de Leitura de Maruim e imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas. | 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s