A escritora, cordelista e poetisa, Joelma Martins lançou na última quinta-feira, (23), um novo cordel intitulado ‘Memórias do meu São João’ que revive a melhor época para os nordestinos.

“Memórias do meu São João é um mergulho no São João dos anos 80 na roça. Onde a cultura popular do povo camponês era ainda muito marcante, onde os pequenos povoados ainda experimentava da simplicidade do campo. Onde a fartura que vinha dos pequenos agricultores era compartilhada entre os amigos e vizinhos. Onde a dona de casa preparava um grande banquete com tudo o que a sua roça lhe oferecia. A grande alegria e magia do São João estava ao lado das fogueiras, na batida do pandeiro, no toque da zabumba e no dedilhar da sanfona de algum matuto que sem o conhecimento perfeito das notas musicais, fazia o fole chiar até o amanhecer do dia”,
explica joelma
“O São João da minha memória é também a memória do nordestino que muitas vezes maltratado pelo tempo, consegue transmitir uma alegria contagiante e uma fé tremenda em dias melhores”, afirma Martins.

Perfil
Joelma Martins é escritora, cordelista, poetisa e imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas.
Obras
Cordéis:
Maruim, Cidade das Luzes, Eterna Menina das Letras – (2017)
Templo Majestoso, Orgulho do Ilustre Barão – (2017)
Um só amor, um só coração, uma só Congregação Família dos Discípulos – (2018)
Das Neves às Nuvens – I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano – (2018)
Em Princesas e Rainhas as transformei – (2018)
Primeira Missa Decantada em Cordel – (2018)
Nascimento de Jesus em cordel – (2019)
As Ruas de Maruim – (2019)
Nossos Bairros, Nossa História – (2022)
Memórias do meu São João – (2022)
Livro
As Marias que conheci – (2018)
Da Redação | Maruim em Pauta