Está marcada para esta sexta-feira, (28), a partir das 14h, saindo da Praça da Boa Hora, a 1ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, TDAH e Hiperatividade em Maruim, (SE), que tem como objetivo de levar informações para a comunidade e combater o preconceito.

A participação da população é essencial para que mais pessoas possam aprender sobre o autismo e desconstruir ideias errôneas.
“Como mãe atípica, estou sempre com pessoas que compartilham a mesma situação, mesmo que às vezes uma realidade diferente. Ler matérias e ver vídeos e relatos de outras mães sobre Autismo virou rotina, assim, percebo como estamos longe de ter um mundo perfeito para essas crianças, esses adolescentes e até mesmo os adultos. Diante de tantos tipos de movimentos sociais que as pessoas fazem nas ruas decidi que havia chegado a hora de nós também gritarmos por igualdade. A sensação é que não estão olhando pra gente e estamos carentes de atenção”, explicou a organizadora Iane Mattos.
O evento conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Maruim e da Prefeitura de Maruim.
“Estaremos unidos para pedir a sociedade que tenha mais empatia com as pessoas com transtornos, dizer que eles têm voz pra defendê-los, dizer que eles têm direitos, que não vamos nos calar diante do preconceito nas ruas ou nas escolas. Mostrar a outras mães ou pais que todos os dias, mais e mais laudos com diagnósticos estão sendo emitidos e devemos apoiar uns aos outros, pois ainda existem alguns que ficam sofrendo calados”, destacou Iane.
Nas redes sociais a organizadora Iane Mattos têm recebido diversas mensagens de apoio ao evento.
“Estou muito feliz e assustada com a repercussão, são muitas mensagens de apoio, inclusive de famílias como se estivessem apenas esperando alguém dizer: Vamos! E aqui estamos nos unindo em prol de um mundo melhor para os nossos filhos”, concluiu Iane Mattos.