As promessas do ex-prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB), que está condenado pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por ato de improbidade administrativa desde 2020, sobre a construção de casas para os moradores da comunidade São Vicente, conhecida como Rua do Osso, nunca saíram do papel em 8 dos 12 anos de gestão— sendo de 2005 a 2008 o 1º mandato do herdeiro político do ex-prefeito João Vieira — O Maruim em Pauta mergulhou nas promessas eleitoreiras que ajudaram o ex-prefeito Jeferson Santana a ser eleito entre 2013 a 2016 e reeleito em 2017 a 2020, mas que colaboraram também, para deslegitimar sua carreira política.

Um ano após seu 2º mandato, em maio de 2014, o então governador de Sergipe, Jackson Barreto, (MDB), visitou Maruim para inaugurar a nova entrada da cidade e a ponte do Lachez sobre o rio Ganhamoroba e outros serviços e foi recebido com protesto na BR-101 pelos moradores do São Vicente que bloquearam com galhos de árvore e pneus a principal rodovia do estado. Segundo os moradores, em novembro de 2013, o então governador Jackson e o ex-prefeito Jeferson prometeram que entregariam as casas junto com a obra da entrada da cidade, o que não ocorreu.
Em junho de 2014, o ex-prefeito Jeferson Santana participou do ato da assinatura da Ordem de Serviço para a construção de 95 casas na comunidade do São Vicente. As obras seriam iniciadas no dia 7 de julho daquele ano e compreenderiam à terraplanagem, instalação de rede de água e esgoto e pavimentação. O investimento orçado em R$ 1.603.792,88 visava erradicar as casas de taipas em que às famílias viviam em condições insalubres, um ano depois nada aconteceu.
Em maio de 2016, a BR-101 voltou a ser bloqueada pelos moradores da comunidade do São Vicente cobrando a entrega das moradias prometidas pelo ex-prefeito Jeferson Santana, em parceria com Governo de Sergipe. À época, o ex-gestor afirmou que a responsabilidade da construção das casas era da Secretaria de Estado da Infraestrutura, (Seinfra) e reuniu-se com os líderes da manifestação após o ato para apresentar junto com a Seinfra, o terreno aonde os imóveis seriam erguidos, após dois anos os trabalhos iniciaram parcialmente.
Em junho de 2016, ano da reeleição do ex-prefeito Jeferson Santana, começaram as obras de terraplanagem para construção das casas na comunidade do São Vicente, mas um imbróglio entre a Usina Pinheiro e a Prefeitura de Maruim fez tudo voltar à estaca zero.
Em novembro de 2018, a Lei Nº 599/2018 proposta pelo ex-prefeito de Maruim, foi aprovada pela Câmara de Maruim, autorizando Jeferson Santana em seu 3º mandato, a devolver o terreno doado pela Usina Pinheiro que seriam construídas as casas do São Vicente por estar sobrepondo outra área doada posteriormente.

Marajás em meio à miséria

A triste realidade do São Vicente ganhou destaque no O jornal O Globo e na Globo News no escândalo do supersalário do ex-prefeito Jeferson Santana. A reportagem ‘Marajás em meio à miséria’ evidenciou à insensibilidade de prefeitos sergipanos, entre eles o de Maruim, que aumentaram o próprio salário, diante da situação sub-humana que viviam moradores.
Na época, Jeferson Santana, defendeu o salário de R$ 30 mil, ‘É muita responsabilidade’. Este valor era superior ao do então presidente da República, Michel Temer, que é do mesmo partido que ele.
Tempos depois, a Justiça Federal em Sergipe determinou a suspensão do aumento dos subsídios dos agentes públicos aprovados pela Câmara de Maruim, após uma Ação Civil Pública ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe e à devolução dos salários que já foram pagos a vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito de Maruim.
2023: Melhorias para o São Vicente na gestão do prefeito Gilberto Maynart
No dia 04 de marco a comunidade São Vicente, recebeu pela primeira vez, melhorias após uma parceria entre a Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o (DNIT).
De acordo com a gestão municipal, cerca de 800 m³ de fresas asfálticas da BR-101 que está em obras de duplicação, foram implantadas e, devidamente compactadas e niveladas no São Vicente, com intuito de minimizar a poeira nos dias de sol e a lama nos dias de chuva, que tanto afetam os moradores e melhorar a trafegabilidade dos veículos no local.
De Rua do Osso para Rua da Esperança
Na visita histórica do primeiro Presidente do Brasil a pisar em solo maruinense, o prefeito Gilberto Maynart, (PT), pediu durante um discurso elogiado ao presidente Lula, novas moradias para a comunidade do São Vicente e rebatizou a conhecida Rua do Osso de Rua da Esperança.

“Presidente Lula, quero pedir pela nossa comunidade da Rua São Vicente, popularmente chamada Rua do Osso e, que de agora em diante, com Vossa Excelência aqui em Maruim, vamos passar a chamar de Rua da Esperança. São cerca de 120 famílias na nossa periferia, que vivem em casas de taipas à beira de uma estrada de terra. São nossos irmãos maruinenses que sofrem com a poeira no verão e com a lama no inverno. São crianças, jovens, adultos e idosos, que através da minha voz nesse momento, clamam por uma moradia digna”, declarou o prefeito Gilberto, sendo ovacionado.
“Eles vivem presidente, nessa situação, há mais de 30 anos e nós não temos, com recursos próprios, como resolver essa demanda humanitária”, revelou Maynart.
Da Redação | Maruim em Pauta