15 de Fevereiro de 2023. Um novo capítulo na história de Maruim. Pela primeira vez, um Presidente da República Federativa do Brasil, pisa em solo maruinense. Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a cidade sergipana de Maruim, (SE), para anunciar a retomada das obras referentes à BR-101 e discutir outras obras estruturantes para o estado de Sergipe.

O helicóptero da Força Aérea Brasileira com o presidente Lula taxiou no Estádio Governador Antônio Carlos Valadares, o Vavazão e, em seguida a comitiva com o presidente foi formada para vistoriar às obras da BR-101, do trecho que vai de Maruim até o Povoado Pedra Branca, em Laranjeiras.
De volta para Maruim, o presidente Lula foi recebido em festa na Praça Barão de Maruim, principal cartão-postal da cidade.
🟠De Dom Pedro II à Lula
Em um discurso emocionado de recepção ao presidente Lula, o prefeito de Maruim, Gilberto Maynart, relembrou um marco na história da cidade de Maruim, ocorrido há mais de um século e meio.

“Querido presidente Lula, a nossa cidade Maruim tem uma história fascinante. Temos a honra em dizer, que tivemos por essa praça aqui, aos pés dessa belíssima Igreja Matriz de Senhor dos Passos, estiveram duas grandes autoridades deste país, o Imperador Pedro II, em 1860 e, 163 anos depois, o presidente mais amado da história contemporânea do nosso país, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o prefeito Gilberto.
Durante seu discurso Lula anunciou a retomada de 14 mil obras de infraestrutura em todo o Brasil.

“Hoje, em Maruim, em Sergipe, a gente anuncia o maior plano de desenvolvimento de obras e estrutura deste país. São mais de 14 mil obras que ficaram paralisadas durante os últimos seis anos e que serão retomadas. Essa roda vai funcionar, porque o Brasil vai gerar renda, vai gerar educação e vai gerar melhoria na qualidade de vida. Vamos provar que o problema desse país nunca foi o povo pobre”, declarou o presidente.
🟠Anúncios
Entre os investimentos anunciados por Lula durante o ato em Maruim esteve, ainda, o lançamento, na próxima semana, de um novo Bolsa Família, que deverá beneficiar brasileiros em situação de vulnerabilidade, com o benefício no valor de R$ 600 mensais mais R$ 150 por filho até 6 anos de idade.

Após visita ao canteiro de obras e cerimônia alusiva à visita, Lula participou de reunião-almoço com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri e a bancada do estado no Congresso Nacional e só retornou à Brasília no fim da tarde.
Por Lohan Muller, jornalista DRT 2391/SE