Apesar do uso de máscara ter sido suspenso em locais abertos e fechados em Sergipe desde a última quinta-feira, (24), após votação dos deputados estaduais a favor do Projeto de Lei do governo que revogava o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 e a análise junto ao Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, que avalia o cenário epidemiológico no Estado, em Maruim, (SE) o uso do equipamento de proteção individual segue obrigatório por força do decreto Nº 58/2022 assinado pelo prefeito Gilberto Maynart, (PT), na última terça-feira, (29).

No documento, o petista justifica que o município ainda não alcançou a taxa de vacinação igual ou superior a 75% para a segunda dose da vacina contra a covid-19.
PANORAMA VACINAL 1ª DOSE: 79,1% 2ª DOSE: 66,6% | |
Ainda de acordo com o documento, a utilização da máscara se faz necessário nas vias e espaços públicos, nos transportes e estabelecimentos públicos ou privados.
Eventos
Sobre a realização de eventos, a cidade cumprirá as recomendações do Governo do Estado que libera as cidades que alcançaram a taxa de 75% da população vacinada com duas doses para realizar eventos com quaisquer número de pessoas. Já nas que não atingiram, como é o caso de Maruim referente a segunda dose, os eventos podem acontecer com até 3 mil pessoas em ambientes externos e 1,5 mil em internos.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses
O esquema de vacinação contra a Covid-19 continua em Maruim, das 8h às 12h, na UBS São José, anexo ao Hospital Nossa Senhora da Boa Hora e também em todas as UBSs da cidade e dos povoados.
- 1ª dose para maior de 12 anos
- 2ª dose para quem tomou a primeira até 1º de Março de 2022
- 3ª dose (reforço) para quem tomou a segunda há pelo menos 4 meses.
- 4ª dose (reforço) para os idosos com 70 anos ou mais que tomaram o primeiro reforço há 4 meses ou mais.
Covid-19 em Maruim
A cidade de Maruim não registrou nenhum caso positivo de coronavírus nos últimos 33 dias, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado na última segunda-feira, (28).
“Mesmo com a atual situação, a Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Saúde, pede para que a população mantenha todos os cuidados necessários contra a propagação do vírus. Estamos vencendo! “,
alertou A PREFEITURA DE MARUIM.
Ao todo, a cidade contabiliza o total de 1.254 casos confirmados, sendo que 1.212 pessoas já receberam alta médica e 42 pessoas morreram desde o início da pandemia.
Por Lohan Muller, jornalista, DRT 2391/SE