Está marcado para a próxima quarta-feira, (12), às 19h a exibição do filme ‘A Cruz de Bela’, na Aperipê TV, afiliada da TV Cultura, que retrata a história de uma menina de 9 anos chamada Felisbela, que nasceu em Maruim e teve a vida interrompida em 15 de novembro de 1888 ao ser atingida por um tiro na Rua do Açougue, hoje chamada Rua José Quintiliano da Fonseca.

O filme com roteiro de Cacilda de Jesus é baseado na pesquisa ‘Em Busca de Bela’ da bióloga, professora e pesquisadora em história, Lúcia Marques, produção de Wendell Carvalho, Wendell Barbosa e Marcelo Rodrigo e direção de Renato Mariano.
O projeto audiovisual foi incentivado pela Lei Aldir Blanc através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, (Funcap) e ambientado em Maruim e tem seu elenco composto por 90% de atores locais.
História
Contam as pessoas mais antigas, que Bela teria ido comprar querosene, a pedido de sua mãe, para acender os candeeiros que iluminavam sua casa e ao passar em frente ao quartel de polícia, que funcionava na Rua do Açougue, um tiro disparado, acidentalmente, por um soldado que limpava seu fuzil a acertou e a mesma morreu no local.
Após a morte de Bela, uma cruz foi colocada no Trapiche Ganhamoroba. Desde a data em que este fato aconteceu, os maruinenses intitularam a Menina de Santa e atribuem vários milagres a ela.
Mas, foi com sua capela erguida no bairro Boa Hora que os fiéis daqui e de outras localidades, todos os anos, agradecem pelas graças alcançadas.
Reconhecimento
Em 2021, a centenária história de Bela, que deu origem a tradicional Festa de Cruz de Bela no mês de novembro em Maruim com apresentações musicais, parque de diversão, comidas típicas, atividades esportivas, culturais e religiosas, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe pela Assembleia Legislativa de Sergipe, (Alese), após um Projeto de Lei, da deputada Maísa Mitidieri, do (PSD).