Filme ‘A Cruz de Bela’ será exibido na Aperipê TV na próxima quarta, 12

Está marcado para a próxima quarta-feira, (12), às 19h a exibição do filme ‘A Cruz de Bela’, na Aperipê TV, afiliada da TV Cultura, que retrata a história de uma menina de 9 anos chamada Felisbela, que nasceu em Maruim e teve a vida interrompida em 15 de novembro de 1888 ao ser atingida por um tiro na Rua do Açougue, hoje chamada Rua José Quintiliano da Fonseca.

O filme com roteiro de Cacilda de Jesus é baseado na pesquisa ‘Em Busca de Bela’ da bióloga, professora e pesquisadora em história, Lúcia Marques, produção de Wendell Carvalho, Wendell Barbosa e Marcelo Rodrigo e direção de Renato Mariano.

O projeto audiovisual foi incentivado pela Lei Aldir Blanc através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, (Funcap) e ambientado em Maruim e tem seu elenco composto por 90% de atores locais.

História

Contam as pessoas mais antigas, que Bela teria ido comprar querosene, a pedido de sua mãe, para acender os candeeiros que iluminavam sua casa e ao passar em frente ao quartel de polícia, que funcionava na Rua do Açougue, um tiro disparado, acidentalmente, por um soldado que limpava seu fuzil a acertou e a mesma morreu no local.

Após a morte de Bela, uma cruz foi colocada no Trapiche Ganhamoroba. Desde a data em que este fato aconteceu, os maruinenses intitularam a Menina de Santa e atribuem vários milagres a ela.

Mas, foi com sua capela erguida no bairro Boa Hora que os fiéis daqui e de outras localidades, todos os anos, agradecem pelas graças alcançadas.

Reconhecimento

Em 2021, a centenária história de Bela, que deu origem a tradicional Festa de Cruz de Bela no mês de novembro em Maruim com apresentações musicais, parque de diversão, comidas típicas, atividades esportivas, culturais e religiosas, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe pela Assembleia Legislativa de Sergipe, (Alese), após um Projeto de Lei, da deputada Maísa Mitidieri, do (PSD).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s