Morreu no início da noite deste sábado, (3), a jornalista, cineasta, escritora e ativista cultural, Ilma Fontes, aos 75 anos, vítima de câncer.

“Ilma enfrentou sofrimento demais e hoje descansou. Estava muito debilitada e muito sofrida. O quadro dela era gravíssimo. As morfinas não faziam mais efeito”, disse o amigo Guga Viana, muito sentido ao portal JL Política.
Médica psiquiatra e legista de formação, Ilma enveredou pela produção cultural, em várias de suas vertentes. Autora dos livros “Melhor de Três – Roteiros para Cinema” e “A Fúria da Raça”, também deixou sua marca na sétima arte, escreveu, produziu e dirigiu, junto com Uoya Wurch, os filmes “Arcanos (O Jogo)” e “O Beijo”. Foi ainda produtora, roteirista e diretora do curta “A Taieira”, do seriado de TV “A Última Semana de Lampião”, que contou com a atuação do ator Orlando Vieira e da atriz Walkiria Sandes.
Dirigiu o Departamento de Produção da TV Educativa de Sergipe, de 1984 a 1987, período no qual respondeu pela realização de vários documentários e pela direção de cinco programas semanais: TeleSaudade, Primeira Chamada, Som-Vídeo, Aperipê Especial e Forró no Asfalto, além de produzir e dirigir todos os vídeos institucionais da TV Aperipê.
No campo da imprensa, Ilma Fontes foi fundadora dos jornais Folha da Praia, com Amaral Cavalcante; Vídeo Artes News, Jornal da Cultura, com Lânia Duarte, e O Capital. Trabalhou na Gazeta de Sergipe com Ancelmo Góes, no Diário de Aracaju e outras publicações. Dirigiu o Complexo Cultural Lourival Batista, tendo coordenado os Prêmios Santo Souza, de Poesia e Núbia Marques, de Contos.
Não há informações sobre o velório e sepultamento de Ilma Fontes.
Da Redação |Maruim em Pauta