O governador Belivaldo Chagas informou, nesta quinta-feira (3), durante reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que as aulas presenciais na rede estadual de Sergipe voltarão no dia 22 de março do próximo ano – mais de um ano após a suspensão em virtude da pandemia do novo coronavírus. A matrícula ocorrerá de 1º a 15 de março.

Já os alunos do ensino superior estão autorizados a voltar para as salas a partir de 18 de janeiro. Cada instituição deve definir as condições para a volta. A mesma data vale para o ensino médio da rede particular. Em novembro, cerca de 42 mil alunos das redes pública e privada, que cursam o último ano do ensino médio já tinham retornado.
O retorno das demais redes e séries, tanto particular quanto pública, segundo Chagas, será definido pelos prefeitos de cada município.
Panorama da Covid-19 no estado
Belivaldo também informou que as medidas foram tomadas com base na situação epidemiológica do estado.
“Decidimos que nada abriremos e que, portanto, também, nada fecharemos. Fizemos uma avaliação da situação e constatamos o seguinte: os números de pessoas contaminadas estão crescendo, é fato, porque aumentamos as testagens. Em relação à quantidade de pessoas que estão internadas, também há um aumento. Há cerca de quatro semanas, num determinado dia, a gente tinha 144 pessoas internadas na rede hospitalar. Ontem, nós chegamos a 226. É preocupante, mas em relação a óbitos nós tivemos os seguintes números: no mês de outubro, um total de 120 óbitos; no mês de novembro, 102 óbitos; e no mês de dezembro, quatro mortes a cada dia. Então o que mais nos preocupa é essa questão de pessoas internadas e de óbitos”, disse.
Para tentar frear a contaminação, o estado vai aumentar a fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais, para verificar o cumprimento dos protocolos, como uso de máscara e distanciamento social, além de reforçar as campanhas de conscientização para a população.
Desde o início da pandemia, Sergipe registrou mais de 90 mil casos e 2.316 mortes pela Covid-19.
*Com G1