Academia Maruinense de Letras e Artes completa 3 anos de fundação

A Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), completa nesta segunda-feira (30), 3 anos de fundação.

“Nossa agremiação ressurgiu inspirada no grandioso projeto de dois cidadãos JOÃO RODRIGUES DA CRUZ e seu irmão Dr. THOMAZ R. da CRUZ quando após passagens por Londres e Paris, eles fundaram o Gabinete de Leitura de Maruim, em 1877. Essa histórica Agremiação Literária de Maruim precedeu as Academias Brasileira e Sergipana de Letras. Daí o respeito que os sergipanos demonstram pela História Cultural dos maruinenses”, conta a presidente da AMLA, Lúcia Marques.

Durante todo esse tempo de vida da AMLA, 25 acadêmicos conquistaram o direito de ocupar as cadeiras.

“Nesses anos à frente da AMLA, convém ressaltar que grandes conquistas foram possíveis realizar graças ao apoio recebido em todos os projetos empreendimentos, a saber: apoio da comunidade para as solenidades acadêmicas; aquisição de prêmios em dinheiro para concurso literário; publicação pela SEGRASE do livro da fundação de Maruim (1836); ajuda financeira à Banda de Música Euterpe Maruinense; uma verba com apoio do então presidente do TJ/SE Dr. Cesário Siqueira Neto, junto ao juiz de Maruim Dr. Roberto F. Conrado e da promotora Dra. Joelma Soares, apoio da prefeitura, realizou-se uma reforma geral no Gabinete de Leitura, pois com os recursos adquiridos foram adquiridos: aparelhos de ar condicionado, forro novo e portas de vidro”, finalizou a presidente.

A academia é um ambiente diverso para a troca de ideias. Gente que se destaca na política, na poesia, na música e nas mais variadas formas da escrita e da arte.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as sessões da entidade literária e artística estão suspensas. Mas, será lançado ainda este ano, como homenagem ao aniversário da AMLA, o livro INVENTÁRIO CULTURAL DE MARUIM (2 Ed.), de autoria da presidente Lúcia Marques.

Os demais acadêmicos trabalham na finalização da I ANTOLOGIA DA AMLA, que será lançada posteriormente.

Da Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s