Maruim voltou para a zona de atenção em relação à Covid-19 desde a semana passada, quando ultrapassou a marca dos 300 casos confirmados da doença, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, a (SES).

Isto também é reflexo ao baixo índice de isolamento social e desrespeito às recomendações de segurança. No último final de semana, a cidade oscilou entre 37% e 38%, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de Sergipe. O recomendado pelos especialistas de saúde é, de que este patamar se mantenha em 70%, para evitar colapso no sistema de saúde pelo aumento de casos do novo coronavírus.
O índice de letalidade — que calcula o percentual de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que morrem — está em 6,1 % em Maruim, considerado preocupante pelas autoridades de saúde.
Dezenove vidas já foram perdidas em decorrência da doença na cidade.
Sem boletim diário
Não há detalhes sobre a procedência dos novos pacientes, assim como o sexo, a idade e informações sobre o quadro de saúde, porque há um mês a Secretaria Municipal de Saúde, não emite boletim.
O último, foi divulgado em 26 de setembro, por redes sociais alternativas já que os canais oficiais da Prefeitura de Maruim, estão fora do ar desde o dia 15 de agosto, em cumprimento à Legislação Eleitoral.
Comitê de Emergência sem atuação
Instituído pelo prefeito Jeferson Santana, (MDB), o Comitê Gestor de Emergência está sem atuar há dois meses. A última reunião com os integrantes que aconteceu no gabinete do prefeito, tratou da renovação das medidas de combate à Covid-19, da mudança do horário do toque de recolher das 22h às 04h para 23h às 04h e do funcionamento dos bares até às 23h.
Da Redação | Maruim em Pauta