Governo de Sergipe amplia horário de funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e templos religiosos

O governo de Sergipe anunciou nesta quinta-feira (27) o avanço do Plano de Retomada da Economia para a fase verde. Bares, restaurantes poderão funcionar das 6h às 22h, sem interrupção, com a capacidade de 50% do público, e respeitando o distanciamento. Já os shoppings e galerias passam a funcionar todos os dias, das 10h às 22h. No entanto, as áreas de lazer, como o cinema, permanecem fechadas.

A decisão vale a partir desta sexta-feira (28), e foi tomada após reuniões com o Comitê de Retomada da Economia (Cogere). Os estabelecimentos estavam fechados há cerca de cinco meses como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, e alguns estavam funcionando com a capacidade reduzida.

O governador Belivaldo Chagas alertou que a situação dos bares pode ser reavaliada e se a população não colaborar evitando as aglomerações, que foram registradas no último final de semana os locais podem ser fechados.

“Devo dizer aqui que se se repetir no próximo final de semana o que aconteceu no final de semana passado, em relação a bares especificamente, vamos fazer uma reunião e determinar o fechamento dos bares. Não tenho culpa se uma parte faz o dever de casa e a outra parte não faz”, disse.

Templos religiosos

As atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, permanecerão limitadas à capacidade de 30% de presença, sem restrição de dias de semana ou horário. A partir do dia 8, fica autorizado o funcionamento com capacidade de 50%.

Áreas e órgãos públicas

Foi anunciado também que praias, parques e praças públicas, estarão liberados para o público, mas serão os municípios que irão administrar a situação.

Órgãos da administração pública estadual considerada não essencial continuarão sem funcionar. Errata: A informação divulgada inicialmente de que os órgãos iriam abrir com 30% da capacidade não procede, e foi atualizada às 13h33.

Call center

Já as empresas de call center serão liberadas para trabalhar com 30% da equipe presencialmente, a partir do dia 28, e com 50% a partir do dia 9 de setembro.

Academias

Belivaldo esclareceu também que as abertura das academias, anunciada nesta quarta-feira (25), deve ser feita com 30% da capacidade e não 50% como anunciando inicialmente pelo governo, que voltou atrás no que se refere a ocupação inicial. Até o dia 7 de setembro as academias não podem exceder a quantidade de 1 cliente a cada 6 m². E a partir do dia 8, a ocupação pode ser 50%.

Vaquejadas

A partir 1° de setembro fica autorizada a realização de vaquejadas em parques fechados, sem acesso de público e torcida.

Banco

Fica autorizado o funcionamento, para atendimento presencial, da agências bancárias situadas em todos os estabelecimentos.

Leitos de UTI

Belivaldo disse ainda, a previsão é que em breve será iniciada a conversão dos Leitos de UTI Covid para leitos de UTI normais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s