Sérgio Vieira aciona MPF, MPE, Adema e Ibama após flagrante de descarte irregular de lixo em Maruim

O vereador Sérgio Vieira, (PL), denunciou ao Ministério Público Federal, (MPF), ao Ministério Público Estadual, (MPE), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o (Ibama), o caso do descarte irregular de lixo em Maruim, (SE), que ganhou um novo capítulo após um morador flagrar funcionários da Prefeitura de Maruim, fazendo descarte irregular do lixo coletado nas residências dos maruinenses, no fundo de um imóvel abandonado há mais de 20 anos, onde deveria funcionar um matadouro, que não recebeu a licença ambiental para funcionar, por está localizado a poucos metros de um trecho do Rio Ganhamoroba, afluente do Rio Sergipe, que corta a cidade de Maruim.

No documento, o vereador anexou fotos e imagens aéreas e acusou a Prefeitura de Maruim de cometer crime ambiental.

“A Prefeitura de Maruim está cometendo um crime ambiental. A administração está pegando todo o lixo da cidade e está jogando a mais ou menos 70 metros do leito do Rio Ganhamoroba, com uma possível prática de contaminação do lençol freático. Esta localidade fica onde seria instalado o antigo matadouro, que por não ter recebido as licenças ambientais, não foi autorizado a funcionar. Justamente porque ele fica a poucos metros do Rio Ganhamoroba e, de acordo com as autoridades, não poderia haver essa liberação. No entanto, a Prefeitura de Maruim vem agora e comete um crime ambiental como esse, afetando o Meio Ambiente e às pessoas que residem nas redondezas principalmente das comunidades Arapiraca e Gentil. A gestão mais um vez tenta burlar o raciocínio das pessoas, fazendo um lixão a céu aberto próximo à residências. Uma irresponsabilidade tremenda! Por isso aguardo os pareceres das ações que movi no MPF, MPE, Adema e Ibama. Espero que as autoridades tomem providências urgentes e punam a quem de direito”,

argumentou Sérgio Vieira.

Recorrente

Em 2017, a Prefeitura de Maruim, foi denunciada pelo então vereador da base da oposição, José de Araújo, o Doutor, do (PSDB), por não pagar o aterro sanitário da empresa Estre Ambiental e por estar descartando de forma imprópria, o lixo no terreno do vereador DindôNa época, a base oposicionista da Câmara de Maruim, acionou o Ministério Público Estadual (MPE), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para juntos tomarem providências cabíveis. 

O acúmulo e o descarte irregular de lixo em vias públicas ou no interior de imóveis urbanos ou rurais é passível de multa. 

Jeferson Santana: Reeleito na presidência do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju

Em 2018, o Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, foi reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, que atua na fiscalização e na cobrança de responsabilidades no processo da gestão dos Resíduos Sólidos, inclusive no descarte irregular do lixo, além da defesa da preservação do Meio Ambiente.

Secretário do Meio Ambiente exonerado

A Secretaria de Meio Ambiente de Maruim está sem gestor desde junho. Diego Silva Cardoso foi exonerado do cargo, por razões ainda não divulgadas. Ele estava à frente da pasta desde 2013 e não teve ainda seu substituto (a) anunciado (a).

Da Redação | Maruim em Pauta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s