Maruim já registrou 12 mortes por coronavírus. O número de casos confirmados da doença já passa dos 200. Porém, mesmo com os dados tristes e preocupantes, a taxa de isolamento social da cidade continua abaixo do recomendado por autoridades em saúde.
No último final de semana, o índice voltou a oscilar entre 34% e 38%. Um percentual considerado muito baixo por conta da pandemia da Covid-19 que está se alastrando de forma muito rápida e letal em Sergipe. A principal arma para enfrentar este inimigo invisível é a conscientização das pessoas nesse momento para que todas as medidas adotadas, até agora, pela Prefeitura e pelo Estado, sejam eficazes.
O índice de isolamento recomendado por médicos e especialistas em saúde é de 70% das pessoas em casa, número bem acima do que vem sido visto nos últimos meses na cidade, como mostrou o Maruim em Pauta em reportagens.
Mesmas medidas preventivas
Mesmo com o avanço do vírus, os integrantes do Comitê Gestor de Emergência de Maruim, instituído pelo prefeito Jeferson Santana, (MDB), mantiveram as mesmas medidas preventivas de combate à Covid-19 que estão execução desde o primeiro caso confirmado na cidade.
Em junho, Jeferson Santana anunciou em uma reunião excepcional com o Comitê de Emergência, que novas medidas seriam apresentadas para diminuir a curva do novo vírus na cidade, mas nenhuma medida foi determinada, nem publicada no Diário Oficial do Município, (DOM).
Da Redação | Maruim em Pauta