Um morador de Maruim (SE) flagrou o descarte irregular de lixo feito por um caminhão da Prefeitura de Maruim, no fundo do imóvel que deveria funcionar um matadouro, mas que está abandonado pelo Poder Público, nas imediações da Rua da Arapiraca, na Zona Rural da cidade.
O vídeo, que circula nas redes sociais nesta quarta-feira, (15), mostra funcionários da Prefeitura de Maruim, em um caminhão compactador, despejando entulhos em um terreno.
Em outro registro, uma máquina escavadeira finaliza o descarte definitivo do lixo coletado das residências dos maruinenses entre à vegetação que fica às margens do trecho do Rio Ganhamoroba.
Recorrente
Em 2017, a Prefeitura de Maruim, foi denunciada pelo então vereador da base da oposição, José de Araújo, o Doutor, do (PSDB), por não pagar o aterro sanitário da empresa Estre Ambiental e por estar descartando de forma imprópria, o lixo no terreno do vereador Dindô. Na época, a base oposicionista da Câmara de Maruim, acionou o Ministério Público Estadual (MPE), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para juntos tomarem providências cabíveis.

O acúmulo e o descarte irregular de lixo em vias públicas ou no interior de imóveis urbanos ou rurais é passível de multa.
Jeferson Santana: Reeleito na presidência do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju
Em 2018, o Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, foi reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, que atua na fiscalização e na cobrança de responsabilidades no processo da gestão dos Resíduos Sólidos, inclusive no descarte irregular do lixo, além da defesa da preservação do Meio Ambiente.
Secretário do Meio Ambiente exonerado
O Maruim em Pauta continua apurando se o terreno nas imediações da Rua Arapiraca, que está sendo utilizado para o descarte do lixo é de propriedade do município ou particular. Mas, à Secretaria de Meio Ambiente de Maruim está sem gestor desde junho. Diego Silva Cardoso foi exonerado do cargo, por razões ainda não divulgadas.
Diego Cardoso estava à frente da pasta desde 2013 e não teve ainda seu substituto (a) anunciado (a).
O portal de notícias então, procurou à Administração Estadual do Meio Ambiente, (Adema) e aguarda a respostas sobre a liberação ou não do terreno como aterro sanitário em Maruim.
Caso os citados queiram se manifestar, estamos à disposição através do email maruimempauta@gmail.com.
Leia também:
Da Redação | Maruim em Pauta.com