Pesquisa projeta período de pico das mortes por Covid-19 em Sergipe para os próximos 30 dias

Uma pesquisa científica da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) afirma que o pico de óbitos em Sergipe pela Covid-19 deve ocorrer entre os dias 18 de julho e 15 de agosto. Pesquisadores projetam cerca de 1.600 mortes nos próximos 30 dias.

A pesquisa é do professor Anderson Alves Ribeiro da UFFS, e de acordo com o professor da Lisandro Borges da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os dados fazem parte dos estudos de uma Força Tarefa Covid, que reúne pesquisadores de 13 universidades do país.

Segundo o professor da UFS, os dados já foram enviados para Secretaria de Estado da Saúde e, na próxima segunda-feira (13) será realizada uma reunião sobre o assunto.

O estudo levou em consideração o números de casos, mortes e ocupação de leitos de UTI, com números acompanhados entre os meses de maio e julho. Até o dia 20 de julho a previsão é de no mínimo 41.344 e no máximo 45.804. Já a previsão de mortes mínimas, até o dia 20 de julho, é de 1.094 óbitos e o máximo de 1.231. Até o dia 4 de agosto o mínimo é de 1.358, e o máximo 1.665, podendo chegar a 2 mil porque a flexibilização ocorreu.

“Com a flexibilização o estouro dos casos pode ocorrer em torno de 14 dias, que é o clico viral. Levando sempre que uma pessoa pode contaminar 406 pessoas no prazo de um de um mês”, explicou o professor.

Os resultados dependem da manutenção e mesmo aprofundamento das medidas de prevenção e de distanciamento social, que podem manter os dados nas tendências apresentadas. A mudança nessas medidas terão certamente impactos nas projeções apresentadas, tanto para a redução, no caso do aumento das medidas adotadas, quanto do aumento, no caso do afrouxamento e relaxamento dessas.

*Com G1SE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s