O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (6) que está com sintomas de covid-19. A informação foi divulgada pela emissora CNN Brasil.

A apoiadores, no Palácio da Alvorada, ele confirmou que foi ao hospital para realizar exames de pulmão. Bolsonaro também fez um teste para diagnóstico do coronavírus no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O resultado do exame deve sair por volta do meio-dia desta terça-feira (7).
“Eu vim agora do hospital, fiz uma ‘chapa’ de pulmão. Tá tudo limpo. Vou fazer exame do covid agora, mas tá tudo bem”, afirmou Bolsonaro, que usava máscara durante a conversa e pediu que as pessoas não chegassem perto dele. “Não pode chegar muito perto não, tá. Recomendação para todo mundo.”
Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro está tomando hidroxicloroquina e tem febre de 38ºC. Ainda de acordo com a emissora, a agenda do presidente para o restante da semana está cancelada.
O presidente tem 65 anos é faz parte do grupo de risco da doença. Segundo a agenda oficial, o presidente despachou durante todo o dia e esteve com seis ministros.
Bolsonaro já havia realizado três testes para detectar a covid-19. Os exames foram realizados em março, após o presidente voltar de viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente Donald Trump. Pelo menos 23 pessoas da comitiva brasileira foram diagnosticadas pela doença.
Na ocasião, Bolsonaro anunciou que os resultados foram negativo, mas se recusou a mostrar os exames. Os documentos foram divulgados depois de o Estadão entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para obrigar que informação fosse divulgada para a sociedade brasileira em nome do interesse público em torno da saúde do presidente.
*Com Agência Estado