Menos maruinenses estão ficando em isolamento social. No último final de semana, a cidade chegou a 28% – bem abaixo de todos os índices registrados desde o início da quarentena no mês de abril.
O resultado disso foi o crescimento no número de contaminados pelo novo coronavírus. Maruim ultrapassou a marca dos 100 casos confirmados da doença e já registrou 06 óbitos, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.

A cidade de Maruim tem transmissão comunitária do novo coronavírus desde maio, ou seja, desde então, não foi mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes. A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar a até 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.
No dia 8 de junho, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB), anunciou em uma reunião excepcional com o Comitê de Crise, que novas medidas seriam apresentadas na semana seguinte para frear à disseminação da Covid-19 na cidade, mas até o momento nenhuma medida foi determinada, nem publicada no Diário Oficial do Município, (DOM).
Em Sergipe, o isolamento social caiu para 44,5%, e mais uma vez obteve o 3º menor índice do país. A partir desta terça-feira, (23), será iniciada a primeira fase do Plano de Retomada Econômica, do Governo de Sergipe, quando o Estado se aproxima da marca dos 19 mil casos confirmados de Covid-19 e mais de 400 mortes registradas em decorrência da doença.
Por Lohan Muller | Jornalista DRT 2391/SE