Maruim está entre as cinco cidades em SE com maior taxa de mortalidade por Covid-19

Maruim, (SE), está entre as cinco cidades sergipanas que registraram as maiores taxas de mortalidade por Covid-19 em Sergipe, conforme consta no último boletim epidemiológico  da Secretaria de Estado da Saúde, a (SES).

Segundo os dados, a cidade de Pinhão, com 30,4, está no topo da lista, seguido por Maruim (29,0); Arauá (29,8); General Maynard (29,9); Umbaúba (23,7) e Aracaju (17,2).

As taxas nestas cidades, superam os números da capital sergipana, atual epicentro da doença, que contabiliza a maior quantidade de casos confirmados com mortes.

A taxa de mortalidade é calculada a partir do número de casos e mortes notificadas no Estado. Especialistas indicam, que os números altos podem sugerir uma baixa quantidade de testes realizados, além de um percentual elevado de pessoas contaminadas, mas sem os sintomas da doença.

Insolamento social em queda

Desde a semana passada, a cidade de Maruim oscila entre baixo e muito baixo na taxa de insolamento social. O recomendado pelos especialistas de saúde é de que este patamar se mantenha em 70%, para evitar colapso no sistema de saúde pelo aumento de casos de Covid-19.

Na última quarta-feira, (10), a taxa de insolamento voltou a registrar a pior queda para o dia, desde o início da quarentena, em 35% considerado muito baixo. Nesta quinta, (11), o índice de insolamento aumentou um ponto e chegou aos 36%, mas ainda é considerado baixo.

Desde o dia 16 maio, Maruim passou a ter toque de recolher diário das 22h às 04h. Esta é, uma das medidas, até agora, mais rígidas do prefeito Jeferson Santana, (MDB), para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade que possui 52 casos confirmados da doença e 5 óbitos, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em nota, o vereador Sérgio Vieira, (PL), voltou a cobrar ações positivas para eliminar de vez o índice de mortalidade em Maruim.

“Mais uma vez viemos cobrar ações positivas e que a gestão municipal de Maruim, pare de se preocupar em fazer ações jornalísticas. Até quando iremos receber notícias triste por falta de políticas públicas eficiente e de uma gestão transparente e de qualidade?”,

questionou o parlamentar.

Da Redação | Maruim em Pauta, com Blog do Max

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s