Chuva volta a atingir Maruim e a causar alagamentos

A chuva voltou a causar alagamentos em diversas ruas, bairros e povoados de Maruim, (SE), na madrugada desta quarta-feira, (20). As ruas Quintino Bocaiúva, Nova, algumas do Alto da Boa Vista, no Bairro São José, Lachez e de alguns povoados voltaram a ficar submersas.

Em fotos, que circularam nas redes sociais, os moradores da Rua Quintino Bocaiúva aparecem tentando desobstruir bueiros, para que a água escoasse e não invadisse às residências. No Povoado Caititu, o calçamento da principal via que dá acesso à zona rural de Maruim, foi arrancado pela força da água. No Alto da Boa Vista, um trecho do Rio Ganhamoroba, subiu e deixou os ribeirinhos em alerta. No Lachez de baixo, ruas ficaram intransitáveis. Já no Centro comercial da cidade, ruas alagaram parcialmente, e os velhos problemas voltaram à tona.

O Departamento de Meteorologista da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), apontou que a segunda quinzena do mês de maio teria um aumento considerável de chuvas em todo o território sergipano.

“A partir da terça-feira (19), a presença de chuvas intensas será notória e bastante elevada, sendo necessário ter atenção ao volume de chuvas, visto que, os solos já estarão saturados. A tendência é que as chuvas tenham média histórica, beneficiando os pastos, agricultores e toda comunidade ligada diretamente aos recursos e hídricos e a natureza, comprovando que estamos passando por uma condição climática positiva. Convém ressaltar que isso é resultado dos sistemas de ondas do Leste que nascem no centro do oceano e deslocam-se para costa leste/nordeste, atingindo os territórios litorâneos da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, fazendo com que Sergipe tenha chuvas elevadíssimas”, destacou o meteorologista Overland Amaral.

A Defesa Civil Estadual e a Marinha do Brasil, emitiram alertas para as fortes chuvas e o mar revolto até a próxima quinta-feira, (21).

A Defesa Civil de Maruim, ainda não emitiu alerta de prevenção para as pessoas que moram nas localidades consideradas de risco.

Em caso de emergência entre em contato com o coordenador da Defesa Civil de Maruim, Rubervan de Jesus, através dos telefones: (079) 99957-3902 e 3275-2036.

#ChuvaEmMaruim: Como está a situação na sua rua, bairro ou povoado? Envie o seu vídeo ou foto para o WhatsApp do Maruim em Pauta: 079 9 9905-3109.

Da Redação | Maruim em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s