Descarte irregular de lixo em terreno de vereador de Maruim gera revolta

Após o flagrante da manipulação do lixo antes do descarte por um funcionário da Prefeitura de Maruim, circula nas redes sociais nesta quinta-feira, (9), um vídeo de outro funcionário em um caminhão compactador, fazendo o descarte definitivo do lixo coletado das residências dos maruinenses, no terreno do vereador da base aliada do Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB), Nilton Santana Viana, o Dindo, do (PPS).

O descarte irregular no terreno do vereador gerou revolta nos maruinenses. Em um áudio, um morador alerta sobre à contaminação de uma fonte de água potável e um trecho do Rio Ganhamoroba, que passa perto do terreno onde o lixo está sendo depositado.

“Quer dizer, que a gente tem uma fonte aqui bem pertinho, bebe água dessa fonte… O lençol freático por baixo da terra infiltrando tudo no inverno, pra contaminar as águas em baixo e o mangue logo aqui em baixo… Isso ninguém ver.”, desabafou um maruinense ao criticar à repercussão do redemoinho que foi registrado em Maruim, que ganhou mais evidência, do que a situação do descarte irregular do lixo.

“Deixa de pagar um aterro legalizado, pra aterrar [o lixo] em um terreno dos outros. Isso é uma vergonha pra Maruim”, comentou outro maruinense.

Recorrente

Em 2017, a Prefeitura de Maruim, foi denunciada pelo vereador da base da oposição, José de Araújo, o Doutor, do (PSDB), por não pagar o aterro sanitário da empresa Estre Ambiental e por estar descartando de forma imprópria, o lixo no terreno do vereador Dindô. Na época, a base oposicionista da Câmara de Maruim, acionou o Ministério Público Estadual (MPE), e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para juntos tomarem providências cabíveis. 

O acúmulo e o descarte irregular de lixo em vias públicas ou no interior de imóveis urbanos ou rurais é passível de multa. 

Jeferson Santana: Reeleito na presidência do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju

Em 2018, o Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, foi reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, que atua na fiscalização e na cobrança de responsabilidades no processo da gestão dos Resíduos Sólidos, inclusive no descarte irregular do lixo, além da defesa da preservação do Meio Ambiente.

O Maruim em Pauta apura se o terreno do vereador Dindô, localizado na Estrada Velha, no Bairro Lachez, tem algum contrato com a Prefeitura de Maruim, para estar servindo de descarte do lixo. E se o mesmo, tem a autorização da Administração Estadual do Meio Ambiente, (Adema) para funcionar como aterro sanitário.

A reportagem está em atualização!

Caso os citados queiram se manifestar, estamos à disposição através do email: maruimempauta@gmail.com ou das nossas redes sociais oficiais, FacebookTwitter Instagram

Da Redação | Maruim em Pauta.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s