Bastidores em Pauta e o secretário Judas

Olá, nesta sexta-feira, (9), o jornalista Lohan Muller, estreia o ‘Bastidores em Pauta’, focando no retorno dos trabalhos dos vereadores de Maruim, após o recesso legislativo, que desmascarou um ‘secretário judas’ do Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB), que já está fazendo campanha para vereador e tirando a paz de vários parlamentares da base da situação. Boa leitura!

Sobre os judas… Eles continuam andando sobre a terra! 

Não é Semana Santa, mas malharam o Judas, ou melhor um secretário da gestão municipal, na última terça-feira, (6), na Câmara de Maruim, durante o retorno das sessões ordinárias, que já está fazendo campanha para ser vereador sob críticas ferrenhas à atuação dos que estão no mandato. Quem iniciou a ‘malhação’ do secretário, foi o vereador Moisés Azevedo, (PT do B), que inicialmente generalizou o discurso para poupá-lo, mas foi enfático ao pedir o que secretário, “se respeitasse e respeitasse os vereadores de Maruim”.

Vê bem…

A presidente da Casa das Leis, Maria Angélica de Jesus, (PSD), que nunca faz uso da palavra na tribuna, pediu que o vereador e vice-presidente Ermerson Porto, (PSC), assumisse por um momento, a cadeira da presidência, e foi direta ao especificar o ‘judas’ como: O SECRETÁRIO.

“Nós fomos atacados na honra! Estamos sendo jugados por pessoas que, até hoje, não disseram para o que veio… Pessoas que tem cargo no município e, se esse cargo não existir mais, vai passar por dificuldades e precisar de cesta básica”, disse a presidente.

Esquizofrênico, louco com diabetes e descompensado

Durante à malhação do secretário, a presidente Maria Angélica, procurou entender os ataques que o secretário tem feito à ela e aos demais vereadores nas casas que tem visitado.

“O que você já fez pelo município? O que você têm feito de concreto em Maruim? Amigo, quer ser vereador é um direito seu. Lute, prove ao povo que você não é um esquizofrênico, um louco com diabetes e descompensado”, disparou Angélica.

Indigno

A presidente Maria Angélica, salientou que, toda a luta é digna. Mas, a deste secretário, está sendo indigna.

“Peço que respeite esta Casa. Respeite as pessoas e vá para às ruas fazer um pouco do que esta vereadora faz de concreto pelo povo de Maruim”, concluiu Maria Angélica.

Tiro, porrada e bomba… Quem será ele?

Velha Política X Nova Política

O vereador Ermerson Porto, (PSC), rebateu também às críticas tecidas à Casa das Leis e levantou questionamentos sobre o entendimento dos que andam pregando uma Nova Política em Maruim, condinominando os que estão na vereança, de Velha Política.

“Eu queria entender, o que eles entendem por Política Nova ou renovação. Eu quero entender, o que essas pessoas, que dizem que somos da Velha Política, entendem de Nova Política e em que espaço da Nova Política eles se encontram?”, questionou o vereador no retorno ao trabalhos da Casa das Leis.

No discurso, Ermerson, lembrou que o pleito eleitoral é próximo ano. Mas, segundo ele, já tem pessoas desesperadas, se intitulando candidatos e não pré-candidatos, que sempre critica à Velha Política e estão usando de subterfúgios de determinadas práticas, se auto julgando, a si mesmos.

Não quero fogos, não! Eu quero é treta!

De domingo a domingo, faça chuva ou faça sol

Ao defender à atuação dos vereadores de Maruim, Ermerson Porto salientou que trabalha de domingo a domingo, faça chuva ou faça sol, pela comunidade maruinense e criticou comentários, de determinadas pessoas, que não têm nenhum trabalho prestado na sociedade maruinense.

“Nos momentos dos conflitos e das necessidades do nosso povo, onde estão essas determinadas pessoas? Cientistas políticos de Facebook? Cientistas políticos de redes sociais?… Enquanto eles ficam atrás, nas redes sociais, nós estamos em campo trabalhando. Enquanto eles estão atrás do computador, apontando isso ou aquilo, nós estamos nos povoados, nos bairros, junto dos mais pobres”, afirmou Porto.

As declarações do vereador foram alvo de críticas nas redes sociais, por não condizer com à realidade dele, com às comunidades.

Será que ele vive no país de Alice?” O povo não perdoa, quem perdoa é Deus!

Salários atrasados

A novela dos salários dos contratados da Prefeitura de Maruim, ganha mais um capítulo de cobrança. Na última quinta-feira, (8), o vereador José de Araújo, (PSDB), afirmou que muitos funcionários públicos estão passando necessidades.

De acordo com parlamentar da base da oposição, existem servidores que se somarem todos meses de salários em atraso, chegam a 6 meses.

E, o olhe, que teve quem acreditasse que estava sobrando dinheiro para pagar os que fossem aprovados no PSS… É muita cegueira ou precisão mesmo.

Doutor, também cobrou o salário do zelador de ‘Ambrósio’, o relógio da Igreja Matriz de Senhor dos Passos, Patrimônio Nacional da Humanidade, que há dias está parado.

Tic, Tic, Tic… Ambrósio calou.

Água em Pedra Branquinha

Parece que a saga na busca por água de boa qualidade começou a chegar ao fim, no Povoado Pedra Branquinha, em Maruim. Através do vereador suplente, Edmar Conceição, o Capitão, (PV), que esteve reunido com o Prefeito Jeferson Santana, na última segunda-feira, (5), e cobrou uma solução definitiva sobre a água de péssima qualidade ofertada aos moradores.

Como num passe de mágica, máquinas e trabalhadores estão à todo vapor na perfuração de um novo poço em Pedra Branquinha.

Agora vai!

Capitão conseguiu um feito, que muitos não conseguiram até hoje. Será que foi para impressionar o vereador principiante que ‘Jeje’ arregaçou as mangas?

Estamos de olho…

PSS cancelado

Por unanimidade, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, (TCE), cancelou o Processo Seletivo Simplificado, (PSS), da Prefeitura de Maruim, por indícios de irregularidades.

De acordo com informações da conselheira Susana Azevedo, relatora do processo, alguns fatos chamam a atenção: o curto prazo observado entre o lançamento do edital do PSS, no dia 29 de julho, e o período das inscrições, entre os dias 1° e 2 deste mês e também o número de vagas destinadas para a realização de atividades de rotina na Prefeitura.

Prefeitura não, a Grande Família…

Gastos excessivos

Susana Azevedo também destacou os excessivos gastos com pessoal que o município contabiliza. Conforme a conselheira, 65,34% da receita do município está comprometida com pagamento de pessoal, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Seria um claro impeditivo para a realização de novas contratações”, analisou Susana Azevedo, relatora do processo no TCE.

É Fake News?…

Polêmica na Igreja

A nova pintura das colunas e degraus do altar da Capela Nossa Senhora Bora, co-padroeira de Maruim, que segue em festividades até o dia 15 de agosto, causou manifestação de tristeza aos Defensores do Patrimônio Material e Imaterial de Sergipe. Segundo eles, as cores não condizem com à percepção do espaço religioso.

Em nota, o ‘Sergipe meu Patrimônio’, questionou à Arquidiocese Metropolitana de Aracaju e à Paróquia Senhor dos Passos, onde estão o bom senso, o valor histórico, o respeito à memória e a percepção diante da descaracterização e desrespeito com à historicidade do Templo Sagrado.

Rosa ou Azul?!

Para não contrariar a Ministra da Mulher, Saúde, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, a Igreja de Maruim escolheu as duas cores.

Adeus, Seu Nininho

Maruim perdeu esta semana, Everaldo José de Santana, Seu Nininho da Tipografia, aos 78 anos. Um comerciante, músico, colecionador de antiguidades maruinense. Seu Nininho foi guardião dos maquinários tipográficos do século XIX, o único existente em Sergipe.

Antes de falecer, Seu Nininho colocou tudo à venda, mas pouca gente se interessou pelos maquinários, que serviram aos jornais do século passado. Máquinas essas, que anunciaram ao povo de Maruim, a mudança do Regime Imperial para a República, acontecimentos que marcaram a vida Cultural e Política do nosso Estado.

Se a gestão municipal, se importasse com à História, com à Memória e à Cultura de Maruim, esses maquinários e todo o Acervo do Seu Nininho virariam Patrimônio da cidade e ficariam expostos em um museu, que tanto Maruim necessita, para quem um dia foi tão grandiosa, como a história nos prova.

Maruim, uma cidade quase sem passado, e com um futuro cada vez mais incerto.

Salve-se quem puder!

Até a próxima semana!

| Lohan Muller é Jornalista – DRT 2391/SE. Repórter, Apresentador, Mestre de Cerimônias, que há 7 anos escreve para o Portal de Notícias Maruim em Pauta informações do cotidiano, denúncias e curiosidades da cidade que tanto colaborou para o desenvolvimento de Sergipe.|

Contato: lohanmuller@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s