OPINIÃO I: O silêncio de Ambrósio

Não adianta esperar. Ele não vai tocar! O silêncio ensurdecedor do nosso relógio Ambrósio, doado pelo cônsul alemão Otto Schramm, amparado numa das torres suntuosas da Igreja Matriz de Senhor dos Passos, Patrimônio Nacional da Humanidade, é só mais um descaso com à História, à Memória e à Cultura do nosso povo, que está condicionado com a tirania do Imperador, dono da verdade, cheio de mentiras e sua corte.

Relógio da Igreja Matriz de Maruim foi doado pelo cônsul alemão Otto Schramm | Foto: Aloísio Jeremias / Reprodução

Há mais de 15 dias, o relógio da Igreja Matriz parou. Parece que nosso Ambrósio não resistiu ao ‘assassinato diário’ da história da sua cidade menina com traços de mulher, reverenciada em Sergipe, no Brasil e no Mundo. Protagonista dos seus Tempos de Glórias, da sua adaptação à Modernidade e aos Avanços Tecnológicos, ele esteve sempre ali — com seus ponteiros na ativa — orientando os seus com suas badaladas que ecoavam nos quatro cantos da Cidade da Luz. 

Os maruinense estão impedidos de olhar o relógio da Igreja Matriz para verificar as horas e se reencontrar com sua história. Porque o seu zelador, está com salários atrasados, pela Prefeitura de Maruim. Ele é o  ÚNICO desta geração na cidade, habilitado a fazer a manutenção! Como todo trabalhador de bem, ele merece receber pelos seus serviços e por manter vivo o símbolo de uma série de acontecimentos que transformaram Maruim ao longo do tempo.

É um episódio que se repete há anos e, a sensação, é que não só Ambrósio para no tempo, Maruim também a cada vez. Afinal, nem relógio trabalha de graça. 

|Lohan Muller é jornalista DRT 2391/SE.  Repórter, Apresentador, Assessor de Comunicação, Mestre de Cerimônias, que há 7 anos escreve para o Portal de Notícias Maruim em Pauta informações do cotidiano, denúncias e curiosidades da cidade que tanto colaborou para o desenvolvimento de Sergipe.|

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s