Jovem maruinense precisa de doação de sangue urgente

Um jovem maruinense assistido pela Associação dos Voluntários à Serviço da Oncologia em Sergipe, (Avosos),  necessita com urgência de sangue tipo ‘O +’. Antônio Victor de Souza dos Santos, tem 20 anos e luta contra um câncer. As pessoas interessadas podem se dirigir até o Hemose e fazer a sua doação apresentando o nome completado do Antônio Victor.

67455832_2160967270693074_3021975797335326720_n
Antônio Victor precisa de sangue O+ | Arquivo Pessoal 

Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde com 16 a 67 anos que queira prestar um ato de solidariedade, pode comparecer ao Hemocentro de Sergipe e doar. O setor de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e nos sábados de 8h às 12h.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação, válido em todo território nacional. É preciso ainda, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais, a exemplo da pressão, pulso e temperatura.

Em cada coleta de sangue é preenchida uma bolsa com capacidade de 450 ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Uma bolsa pode beneficiar até três pessoas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

O serviço de doação de sangue segue as normas da RDC 57 /2010, do Ministério da Saúde. Dessa forma, o candidato à doação precisa cumprir alguns pré-requisitos, como, pesar acima de 50 kg e comparecer ao serviço bem alimentado. É importante lembrar que até 4h antes da doação, é necessário evitar a ingestão de alimentos gordurosos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, assim como grávidas e mulheres no pós-parto, não podem doar temporariamente.

O Hemose funciona na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Outras informações através dos telefones: (79) 3212-4735 / 3225-8000. 

Da Redação | Maruim em Pauta.com 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s