Chuvas: Rachaduras em casas, ruas e estradas intransitáveis em Maruim

Diversas rachaduras surgiram em casas de Maruim, (SE), nesta quinta-feira, (11), após as fortes chuvas que atingem todas as cidades sergipanas desde o início da semana. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador do Bairro Lachez mostra as paredes trincadas e afundamento do chão. (Veja vídeo abaixo)

Por conta do risco que as rachaduras apresentam, a Secretaria de Assistência Social de Maruim, recomendou que o morador se retirasse do imóvel. 

“Ele [o morador] tem condições de ser abrigado na casa de um parente. Até quarta-feira, (17), conversarei com ele com calma, farei o relatório para ver os materiais para levantar a parede da casa dele”, informou a Secretária de Assistência Social e primeira-dama de Maruim, Girlaine Santana. 

O Blog Maruim em Pauta apurou que várias casas localizadas em áreas de risco já apresentam problemas estruturais. Algumas residências já caíram e os moradores estão sendo assistidos pela Secretaria de Assistência Social. 

O temporal trouxe à tona problemas já conhecidos pelos maruinenses nos bairros:  Lachez, São José, Alto da Boa Vista, Loteamento Padre Francisco Loyola e no Centro da cidade, como mostramos em reportagens no Blog Maruim em Pauta

Nesta quinta-feira, (11), a estrada que dá acesso ao Povoado Fazenda Pedras, ficou intransitável. Em fotos divulgadas nas redes sociais, flagram estudantes e moradores abandonando o transporte escolar para fazer o trajeto a pé à comunidade rural, porque o ônibus não conseguiu passar na via bloqueada devido a água e lama. 

WhatsApp Image 2019-07-11 at 10.39.05.jpeg
Estrada Fazenda Pedra | Foto: Reprodução 

No bairro São José, a Travessa da Lavanderia, ficou tomada pela água. E, já preocupa os ribeirinhos do Ganhamoroba. 

WhatsApp Image 2019-07-11 at 12.50.59.jpeg
Travessa da Lavanderia | Foto: Reprodução 

Ainda no bairro São José, moradores do Alto da Boa Vista,  ficaram ilhados. Nas fotos que circularam na internet, é possível ver que água cobre partes de árvores e compromete o acesso de pedestres e veículos. 

WhatsApp Image 2019-07-11 at 11.18.50.jpeg
Alto da Boa Vista | Foto: Reprodução 

De acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), caiu uma média de 50 mm nas últimas 24h em todo o Estado e há possibilidade de pequenos deslizamentos e alagamentos em áreas de risco. O relatório também aponta permanência de chuvas em Maruim e mais 64 municípios sergipanos. 

A Defesa Civil de Sergipe orientou à Coordenadoria de Defesa Civil de Maruim para se manter em alerta, para o caso de precisar acionar seus planos de contingência em áreas de risco. 

WhatsApp Image 2019-07-11 at 12.46.32.jpeg
Rio Ganhamoroba está sendo monitorado pela Defesa Civil de Sergipe | Foto: Reprodução 

O nível do Rio Ganhamoroba está acima do normal e segue sendo monitorado pela Defesa Civil Estadual. De acordo com o órgão, o objetivo é verificar o risco de transbordamento, que pode causar inundações em áreas urbanas.

S.O.S.

 

Equipes da Defesa Civil Estadual e da coordenadoria municipal seguem em alerta. Emergências podem ser informadas pelo número 193.


Por Lohan Muller, Jornalista DRT 2391/SE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s