Após forte chuva, nível do Rio Ganhamoroba sobe e preocupa moradores de Maruim

As fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, que mudaram o cenário de Maruim, (SE), na região do Vale do Cotinguiba, deixou os moradores preocupados. O nível do Rio Ganhamoroba que corta a cidade, encheu rapidamente e a velocidade da vazão preocupou os ribeirinhos nesta quinta-feira, (11). 

Em vídeos gravados por moradores, é possível ver uma movimentação atípica nas águas do Ganhamoroba, conhecida por sua tranquilidade. 

Em outro registro feito por moradores, um grupo de adolescentes se arriscam pulando da ponte do bairro Lachez no afluente do Rio Sergipe. 

Desde a última quarta-feira, (10), o nível do Rio Ganhamoroba, em Maruim, (SE), está sendo monitorado pela Defesa Civil Estadual e Municipal. Segundo o órgão, não houve nenhuma anormalidade ou indícios de tragédias ou desastres naturais até o momento. 

A área mais crítica para deslizamentos de encostas está localizada no Bairro Lachez. 

Ainda de acordo com o órgão, nesta quinta-feira, (11), foram registradas três ocorrências, ambas relacionadas à problemas estruturais em residências situadas no bairro Lachez e no Povoado Mata de São José. As famílias foram transferidas para outras residências através de auxílio moradia. 

66296893_2325708537703064_6074580088790188032_n.jpg
Casa com rachaduras no Bairro Lachez, em Maruim | Reprodução 

Ruas e estradas 

O temporal trouxe à tona problemas já conhecidos pelos maruinenses nos bairros:  Lachez, São José, Alto da Boa Vista, Loteamento Padre Francisco Loyola e no Centro da cidade e nas estradas de acesso aos povoados, como mostramos em reportagens no Blog Maruim em Pauta

whatsapp-image-2019-07-11-at-10.39.05.jpeg
Fazenda Pedra: moradores tiveram que abandonar transporte público | Reprodução 

Plano de contingência 

Uma reunião entre o Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB), secretários, diretores, assessores e a coordenadoria de Defesa Civil, ocorreu nesta quinta. Na pauta, foram definidas estratégias emergenciais para proteger as comunidades das áreas de risco.

67115317_1264709540342641_3932206687368249344_n.jpg
Prefeito, secretários, diretores e assessores unem-se à coordenadoria de Defesa Civil de Maruim devido as intensificações das chuvas | Reprodução 

“Toda equipe está atenta para ajudar a população. A secretaria de Assistência será o ponto de apoio, caso ocorra uma situação de mobilização. Também estamos monitorando as escolas e os veículos para ficarem à disposição”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Maruim, Rubervan de Jesus.

O Blog Maruim em Pauta apurou, que existe um plano de contingência em execução  e que a cidade de Maruim, por obter histórico de enchentes, segue em alerta máximo pela Defesa Civil estadual e municipal. 

WhatsApp Image 2019-07-11 at 15.19.33.jpeg
Chuvas mudam a rotina dos maruinenses | Foto:  Reprodução / Redes Sociais 

Alerta 

De acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), caiu uma média de 50 mm nas últimas 24h em todo o Estado e há possibilidade de pequenos deslizamentos e alagamentos em áreas de risco. O relatório também aponta permanência de chuvas em Maruim e mais 64 municípios sergipanos. 

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil (CHM) também emitiu alerta de risco de ressaca atingindo a costa com incidência de ondas de 2,5m de altura entre o litoral norte da Bahia e de Sergipe.

WhatsApp Image 2019-07-11 at 13.40.13.jpeg
Rio Ganhamoroba sobe e preocupa ribeirinhos | Foto: Reprodução / Redes Sociais 

S.O.S.

Equipes da Defesa Civil Estadual e da coordenadoria municipal seguem em alerta. Emergências podem ser informadas pelo número 193.

 


 

Por Lohan Muller, Jornalista DRT 2391/SE 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s