Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais emite alerta para Maruim

Em virtude do alerta emitido, nesta sexta-feira (7), pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a Defesa Civil Estadual, recomenda atenção à população residente nas áreas de risco da cidade de Maruim, (SE), na região do Vale do Cotinguiba. 

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Cemaden emite alertas para municípios de todo o país que tiveram riscos mapeados pelo serviço geológico do Brasil, estando Maruim entre eles.  É o que explica o cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual.

WhatsApp Image 2019-01-19 at 03.45.44 (6).jpeg
Rio Ganhamoroba pode transbordar | Foto Arquivo / Blog Maruim em Pauta 

“Diante da indicação de acumulado de chuvas para as próximas 24 horas em boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu boletins informando sobre o risco de movimento de massas (deslizamento de encostas) e enxurradas na Grande Aracaju e no município de Maruim, onde há indicação de risco hidrológico de inundações associadas à possibilidade de transbordamento do rio Ganhamoroba”, detalha. 

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, a população deve se manter atenta e evitar o mau tempo, redobrando a atenção às alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

“As pessoas devem ficar atentas aos eventos de chuva que possam trazer prejuízos, permanecendo abrigadas em lugares seguros. As coordenadorias de Defesa Civil nos municípios também devem se manter em alerta, para o caso de ser necessário o acionamento dos seus planos de contingência”, disse o diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José.

A recomendação da Defesa Civil Estadual para as pessoas residentes nas áreas de risco de Maruim é que, ao menor sinal de instabilidade estrutural, saiam das suas casas e acionem o Corpo de Bombeiros através do telefone 193; e a Defesa Civil, ligando para o 199.

 

Por Lohan Muller | Blog Maruim em Pauta, com informações da ASN.

Deixe um comentário