Sepultados em Alagoas corpos do piloto e do copiloto do avião que caiu com Gabriel Diniz

Foram sepultados na tarde desta terça-feira (28) os corpos de Gabriel Abraão Farias e Linaldo Xavier Rodrigues, piloto e copiloto da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz e caiu em Estância, em Sergipe. O sepultamento do corpo do músico aconteceu em João Pessoa.

abraao-e-linaldo.jpg
Abraão Farias e Linaldo Xavier, diretores do Aeroclube de Alagoas, pilotavam o avião onde estava o cantor Gabriel Diniz, e que caiu no interior de Sergipe — Foto: Reprodução/Facebook

O corpo do piloto Abraão Farias foi sepultado por volta das 17h no Memorial Parque Maceió, no bairro do Benedito Bentes. O velório durou toda a manhã, em uma igreja evangélica no bairro do Tabuleiro.

Gabriel Diniz havia feito um show no último domingo (26) em Feira de Santana, na Bahia. O acidente ocorreu quando ele saiu com os dois pilotos de Salvador em direção a Maceió para comemorar o aniversário da namorada, Karoline Calheiros.

Familiares e amigos lembraram os bons momentos com o Abraão, e destacaram suas qualidades como profissional e como companheiro.

“Nós conhecemos o Abraão e a família toda da igreja desde muito cedo, ele ajudava muito o meu esposo nos retiros espirituais que tinham, [nas] várias reuniões que eram feitas. É um momento muito triste. Sempre muito presente, muito prestativo. O Abraão e um menino de ouro, muito extrovertido, era cativante. A lembrança que eu quero levar dele é a alegria dele. Infelizmente, hoje é um momento muito triste em ver que o nosso amigo está indo embora”, contou a amiga do piloto emocionada, Maria Ana.

“Voei com ele muito tempo, um piloto experiente, sabia o que fazia, e uma boa pessoa, sempre amigo, sempre próximo, disposto a ajudar as pessoas. São memórias boas que vão ficar”, disse Luan Ferro, piloto e amigo do Abraão.

Quase no mesmo horário, também no final desta tarde, aconteceu o sepultamento do corpo de Linaldo Xavier, no cemitério público do povoado Tingui, na zona rural de Água Branca, Sertão alagoano.

O velório foi na casa dos pais dele, que encheu de amigos e vizinhos para o adeus ao copiloto.

Investigação do acidente aéreo

Piloto e copiloto faziam parte da diretoria do Aeroclube de Alagoas, proprietário do avião monomotor de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, que caiu no interior sergipano.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu investigação para apurar se a aeronave fazia táxi aéreo irregular, suspendeu as operações e interditou nove aeronaves do aeroclube.

O pai do piloto Abraão Farias disse em entrevista à TV Gazeta que Gabriel Diniz não pegou carona no avião, como havia sido informado pelo Aeroclube de Alagoas. De acordo com Erivaldo Farias, o voo fretado para viagens de ida e volta entre Maceió e Salvador custou R$ 4 mil.

“Ele saiu daqui [Maceió] do aeroclube pra Salvador. Lá, ele arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar pra cá. Mas não foi nada de carona. Voo foi fretado, o aeroclube era consciente e liberou a aeronave”, afirma.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do aeroclube, que disse desconhecer essa informação. Na segunda, o diretor financeiro do aeroclube, Abinadab Silva, havia informado tratar-se de uma carona.

“Essa aeronave foi para Salvador porque os pilotos são amigos e são membros do Aeroclube de Alagoas, e também são diretores daqui. Então, eles locaram o avião aqui no aeroclube, pegaram o avião e foram para Salvador passar o fim de semana”, disse Silva.

Por meio de nota, a agência informou que o avião estava em situação regular: com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020, mas que só poderia fazer voos de treinamento ou de instrução, proibida para o táxi aéreo.

Nesta manhã, dois técnicos da Aeronáutica chegaram a Sergipe para iniciar as investigações sobre a queda da aeronave. A Polícia Federal também compõe a equipe de vistoria nos destroços do acidente.

*Com informações do G1, Alagoas 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s