Lúcia Marques é homenageada no projeto ‘Maruim, Maruim eu sou’ pelos 25 anos do Inventário Cultural de Maruim

Em mais uma edição do projeto ‘Maruim, Maruim eu sou’, promovido pelo Educandário Imaculada Conceição, (EIC), como parte das comemorações dos 165 anos de Maruim, alunos e professores mergulharam na obra ‘Inventário Cultural de Maruim’ da bióloga e pesquisadora em história, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, que neste ano completa 25 anos de publicação e na biografia da guardiã da história dos maruinenses. 

59613250_2302432019869776_3473374175790366720_n.jpg
Lúcia Marques | Fotos: Carlos Aristóteles

 

A obra, foi publicada em 1994,  em edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política de Maruim. 

Em uma programação que envolveu toda unidade escolar, os alunos revisitaram pontos específicos da obra de Lúcia Marques em exposições, apresentações culturais e dramatizações. 

A professora Lúcia Marques, não foi somente homenageada por suas obras, mas através da sua passagem na política. Lúcia foi a primeira mulher a ocupar a Câmara de Vereadores de Maruim, durante a legislatura de 1993 a 1996. Os alunos do EIC fizeram uma mostra da bancada de parlamentares da época para homenageá-la. 

O jingles ‘Areia de Maruim’  da campanha de Lúcia Marques, que até nos dias atuais vive na memória dos saudosistas, foi cantado por crianças do maternal do EIC e emocionou os presentes. 

O ponto alto do evento, foi a apresentação de um telejornal do EIC, produzido e apresentado pelos alunos sobre os 165 anos de Maruim. Nas reportagens especiais, os alunos entrevistaram o Prefeito de Maruim, Jeferson Santana, o Secretário de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, a Diretora do Gabinete de Leitura de Maruim, Jacy Dantas, o maestro da Filarmônica Euterpe Maruinense, Bethowem Sales e a professora e principal homenageada do projeto, Lúcia Marques. 

Maruim é como se fosse meu sobrenome’, Lúcia Marques 

Para a professora Lúcia Marques, o projeto ‘Maruim, Maruim eu sou’ do EIC é futurista. Em agradecimento pela homenagem aos 25 anos do ‘Inventário Cultural de Maruim’, Lúcia, reafirmou o amor por Maruim e pediu que os pais dos alunos continuassem estimulando seus filhos a conhecerem o que é seu. 

“Prestar uma homenagem no aniversário da cidade, a uma pessoa da cidade, é fazer jus a própria história. O saudoso Luiz Antônio Barreto, me chamava de ‘Lúcia Maruim’. É, a gente se apaixona tanto pelas coisas que nos diz respeito, pela nossa história, que mais tarde muito de vocês também serão chamados de ‘Maruim’. Maruim é como se fosse meu sobrenome! E, eu quero dizer a vocês meus queridos estudantes e professores, vocês não estão fazendo uma história para os 165 anos de Maruim, vocês estão fazendo um trabalho para o futuro”, afirmou Lúcia. 

“Eu vi aqui, vocês envolverem uma escola inteira, trazendo poetas, escritores, jornalistas, declamadores e artistas. Vocês trouxeram dramaturgia, o folclore, a história, que capacidade! Parabéns, eu estou encantada. O Educandário Imaculada Conceição, está dando um exemplo que, para o aluno está faltando oportunidade, estímulo, algo que o motive a conhecer o que é seu. Como eu aprendi com meu pai a gostar de Maruim, eu acredito que os pais vão incentivar a germinar esta semente que o Imaculada está plantando”, observou.

“Eu me sinto honrada, em puder contribuir com a história da minha cidade, com um trabalho que já têm tantos anos. Mas, que continua vivo, porque a história não pode morrer”, declarou Marques. 

Por Lohan Muller, jornalista DRT 2391/SE


59486280_2302467979866180_4382106775072014336_n.jpg

59910937_2302433063203005_3479778268381446144_n.jpg


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s