Uma reza por Maruim | Por Hefraim Andrade

Feliz Aniversário Natalício, Maruim! – Que a tua história grandiosa consiga resistir de pé ao largo de inúmeros anos! Que os amantes de si próprios não logrem nunca abalar-te de algum modo! Que de ti brotem sempre filhos e filhas que amem-te a sério! Que propaguem, de contínuo, vosso nome com lábios alegres e puros!
WhatsApp Image 2019-05-05 at 10.42.20.jpeg
 Antiga Praça Barão de Maruim, cedida pela senhora Lili Motta 

Feliz Aniversário Natalício, Maruim! – Que o verde dos teus oitizeiros e a brisa que por eles passa, nunca cessem! Que em teu solo continuem a viver e brotar amendoeiras, com suas folhas que ficam verdes, amarelas, marrons e vermelhas! Que as pedras calcárias da Rua da Cancela e as do entorno do Parque Otto Schramm sempre encham e encantem os olhos das crianças. Que seus pais e avós continuem a dizer-lhes: “Por elas passaram o Imperador Dom Pedro II e comitiva!”. Que o Rio Ganhamoroba ainda possa ser via para os pescadores e espelho para a Fábrica Maisa; um bom lar para a fauna e flora! – Que continuem a cartar ao seu derredor a partir do amanhecer, os bem-te-vis!

Feliz Aniversário Natalício, Maruim! – Que por muitos anos tenhamos intactos e bem vivos os túmulos e lápides dos nossos antepassados e dos nossos ilustres, dos nossos estrangeiros. Que por muitos anos dure o acervo e o espaço de nosso Templo de Luz, o Gabinete de Leitura! Que por muitos anos vivam dona Sônia Maynart; dona Maria Santiago; a pesquisadora Maria Lúcia Marques Cruz e Silva; dona Lourdes do sr. Chicão, entre outras tantas e tantos… Que por muito tempo vivam nossos prédios antigos e sobrados… A memória de dona Lourdes Doceira, que morou na Rua do Aquidabã, mãe de Ana, Dora, Antônio Noêmia, Marlí, Neusa, Cida, Manoel, Edvaldo…
Feliz Aniversário Natalício, Maruim! Terra de muitos estrangeiros! Terra que abre os braços ao que deseja ficar e ao que é passageiro. – Que nunca falte em ti a bem-aventurança; a boa vizinhança; a hospitalidade. Que nunca falte em ti o Respeito às Diferenças; a Tolerância Religiosa; a Justiça; a Honestidade; a Verdade; a Liberdade; a Igualdade e a Fraternidade – sem os quais viver torna-se duro e dificílimo!

Feliz Aniversário Natalício, Maruim! Parabéns por seus 165 anos de existência e resistência! 

 

L^
whatsapp-image-2018-10-31-at-21-48-261-2.jpeg
| Hefraim Andrade é ativista, escritor, membro fundador da Academia Maruinense de Letras e Artes e integrante do Cumbuka Coletivo Cultural. | 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s